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2 comentários em “CO1027 – Distribuição dos macronutrientes

  1. Olá Dra!
    Parabéns pelo curso todo! Estou amando!
    Fiquei com dúvida a respeito de algumas coisas:
    – No exemplo de pré treino 30 minutos antes você receitou o shake com apenas 0,45g de proteína e citou que o paciente não precisaria consumir se nas refeições anteriores já tivesse consumido proteína. Quanto tempo da última refeição com proteína precisa ter para não precisar acrescentar ao pré treino 30 minutos antes da atividade?
    – Qual seria o tempo ideal para realizar um pré treino SEM carboidrato?
    – Estou com um paciente que precisa muito emagrecer porém nos dias de trabalho ele faz musculação pela manhã e aeróbico de noite. Ele diz que se sente muito bem fazendo musculação em jejum e passa mal se comer alguma coisa antes. Essa prática pode causar catabolismo e prejudicar a perda de massa gorda? Como poderia ser a conduta para esse paciente?

    • Olá Arisa,
      Segue respostas:

      – No exemplo de pré treino 30 minutos antes você receitou o shake com apenas 0,45g de proteína e citou que o paciente não precisaria consumir se nas refeições anteriores já tivesse consumido proteína. Quanto tempo da última refeição com proteína precisa ter para não precisar acrescentar ao pré treino 30 minutos antes da atividade?
      Proteínas não são estocadas. Proteínas ficam no organismo em torno de 3 horas, portanto, a sugestão é adicionar proteína de qualidade a cada 3 horas.

      Alguns autores defendem a ideia que o organismo pode se utilizar de proteína mais eficientemente se esta for consumida frequentemente durante o dia, média de 20g de PTN por refeição.

      – Qual seria o tempo ideal para realizar um pré treino SEM carboidrato?
      Qual o objetivo? A sugestão é utilizar carboidratos de rápida absorção antes do treino e proteína pós-treino. As reservas de glicogênio muscular são relacionadas ao desempenho e tempo de sustentação do esforço em determinado exercício.

      – Estou com um paciente que precisa muito emagrecer porém nos dias de trabalho ele faz musculação pela manhã e aeróbico de noite. Ele diz que se sente muito bem fazendo musculação em jejum e passa mal se comer alguma coisa antes. Essa prática pode causar catabolismo e prejudicar a perda de massa gorda? Como poderia ser a conduta para esse paciente? Irá depender das refeições feitas no dia anterior. Mas, você pode observar essa alteração através da bioimpedância, comparando as avaliações. Diversos fatores estão envolvidos na perda de massa muscular, incluindo o estresse. Alguns estudos mostram que períodos curtos de jejum (12horas) não causa perda de massa muscular. Entretanto, cada paciente possui um metabolismo, por isso a sugestão é acompanhar a evolução do paciente, e, se houver perdas, mudar a estratégia.

      Att,
      Gabriela

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