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0 comentários em “CO1027 – Retenção da massa magra

  1. Olá, e ara pacientes que não fazem atividade física, como pode ser a distribuição das proteínas?

  2. Olá, estou com uma paciente que está com dificuldade perder os últimos 5kg de gordura. Chamado efeito platô. Sua dieta é low carb. Qual a estratégia poderia está utilizando para conseguir essa perca de gordura?

    • Olá Samira,

      Algumas estratégias são sugeridas quando pacientes que querem perer peso entram no efeito platô da dieta.

      Dentre as estratégias, tem-se a Low Carb, Dieta Hiperproteica, Jejum Intermitente e, além das dietas, práticas de atividade física que podem aumentar o gasto energético.

      Reduzir o carboidrato no período noturno:
      Quando há consumo de carboidratos à noite, especialmente de alto índice e carga glicêmica, a insulina inibe a produção do hormônio GH, produzido pelo organismo durante o sono e que é importante para reparação e tem papel fundamental na perda de peso e aumento da massa muscular. A hiperinsulinemia também estimula a lipogênese contribuindo para o acúmulo de gordura. À noite geralmente o gasto energético é menor quando não há atividade física. Por isto, a opção é prescrever carboidratos, mas de baixo índice e carga glicêmica a noite e em alguns casos, como de platô alimentar, excluir o carboidrato após 19h ou até 4 horas que antecedem o sono. Mais importante que reduzir o consumo de carboidratos a noite é equilibrar o consumo de carboidratos ao longo do dia.

      Utilização de termogênico: suplementos que podem estimular o metabolismo como chá verde, colleus forskolli, capsaiscina, cafeína, entre outros.

      Reduzir o teor de carboidratos da dieta:
      As dietas hiperproteicas caracterizam-se pela diminuição da oferta de carboidratos e aumento do aporte de proteínas. Quando há restrição do nutriente carboidrato (principal fonte energética) há uma regulação metabólica com adaptação à restrição do nutriente estimulando a lipólise (quebra da gordura) e inibindo a lipogênese (síntese da gordura). Uma dieta com restrição de carboidratos promove menor liberação insulínica. A insulina é um hormônio lipogênico que contribui para aumento do apetite e compulsão por carboidratos.

      Os estudos mostram que a adesão também tem se mostrado um importante preditor de sucesso a longo prazo na perda de peso. A adesão durante a fase de perda de peso previu a manutenção do peso em dois anos.

      Estratégias para melhorar a aderência

      A adesão às intervenções de perda de peso na dieta pode ser melhorada por meio de estratégias que ajudam a controlar o impulso físico para comer que ocorre durante a restrição de energia. Um aumento na motivação para comer em resposta à restrição de energia e perda de peso é uma de uma série de respostas compensatórias que coletivamente se opõem à perda de peso em curso e promovem a recuperação do peso.

      O grau de fome experimentado por indivíduos com sobrepeso ou obesidade em resposta a uma dieta com restrição de energia demonstrou ser um preditor da recuperação posterior de peso. presumivelmente devido ao aumento da ingestão de alimentos. No entanto, nem todos os estudos mostraram uma associação entre mudanças na fome e recuperação de peso.

      O aumento compensatório no impulso de comer durante a perda de peso é provavelmente induzido por múltiplas vias, incluindo alterações na expressão dos reguladores hipotalâmicos do balanço de energia bem como mudanças adaptativas na função intestinal, que alteram a concentração dos hormônios reguladores do apetite, como a grelina, colecistocinina E e péptido YY.

      Assim, projetar estratégias dietéticas que “bloqueiem” o aumento compensatório no impulso de comer associado a dietas com restrição de energia representa um alvo-chave para melhorar a adesão. O aumento compensatório no consumo de alimentos que normalmente ocorre durante a restrição de energia parece estar “bloqueado” quando realizada dietas muito baixas em energia.Assim, envolvem severamente restringir a ingestão de energia para ≤3350 kJ / dia (≤800 kcal / dia), o que resulta em perda de peso inicial substancial e rápida. Neste sentido, pode-se utilizar o Jejum Intermitente (sugestão 16 horas) em dias alternados, se o paciente estiver de acordo.

      Veja o estudo “Jejum para perda de peso: uma estratégia eficaz ou a mais recente tendência de dieta?” acessando o link abaixo:

      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25540982

      A adesão a uma intervenção de perda de peso na dieta está fortemente associada ao sucesso da perda de peso a curto e longo prazo.

      Adaptando as dietas às preferências alimentares (satisfazendo os requisitos nutricionais)

      Embora controlar o impulso de comer possa ser um alvo-chave para melhorar a adesão às intervenções de perda de peso, a fome física não é a única razão pela qual as pessoas comem (ou bebem).

      A adesão a uma intervenção dietética é provavelmente influenciada por quão “diferente” a intervenção alimentar é da dieta habitual de um indivíduo. É provavelmente por isso que os indivíduos têm dificuldade em aderir a dietas severamente restritas a carboidratos a longo prazo.
      Em resumo, uma intervenção dietética que é flexível e pode ser individualizada e adaptada de acordo com as preferências alimentares de uma pessoa pode levar a uma melhor adesão às prescrições dietéticas.

      Assim como a individualização de acordo com a dieta habitual e as preferências alimentares de uma pessoa, as intervenções de perda de peso devem levar em conta as necessidades nutricionais de uma pessoa e ser nutricionalmente saudáveis. Notavelmente, a proteína é um nutriente que é particularmente importante durante a perda de peso para promover a saciedade (que também pode melhorar a aderência controlando o disco para comer), bem como ajudar a prevenir a perda de massa livre de gordura.

      Auto-monitoramento da ingestão de alimentos
      Outro alvo potencial para melhorar a adesão a uma intervenção dietética é registrar a ingestão de alimentos. Manter um registro alimentar, ou “diário alimentar”, é comum em pesquisas e contextos do mundo real para promover e medir a adesão a intervenções dietéticas, particularmente para o controle de peso.

      Em uma revisão sistemática de automonitoramento no controle de peso, todos os 15 estudos que focalizaram o automonitoramento dietético (na forma de um diário alimentar eletrônico ou em papel) encontraram associações significativas entre a frequência ou consistência do automonitoramento da dieta e do peso.
      Veja o estudo:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21185970/

      Além disso, o automonitoramento por meio do registro da ingestão de alimentos mostrou ser um forte preditor de mudança na dieta, além de ser um forte preditor de manutenção da mudança na dieta a longo prazo:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17604744/

      Registros de alimentos podem estar sujeitos a grandes erros, particularmente com a estimativa do tamanho das porções. Um aspecto chave de qualquer intervenção dietética é fornecer orientação dietética sobre o que e quanto (ou seja, o tamanho da porção) para comer.

      Fibras na dieta
      O aumento da ingestão de fibra dietética pode ajudar a controlar o impulso de comer.
      Veja o estudo:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23885994/

      Assim como fatores dietéticos, outras estratégias comportamentais além do automonitoramento, como o planejamento de refeições também pode ajudar a promover a adesão e aumentar o sucesso da perda de peso:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28153017/

      Além das fibras, os probióticos, também, são muito importantes. A combinação de várias cepas + fitoterápicos parece ser uma boa estratégia na obesidade.

      Resumindo, podemos utilizar várias estratégias e se alguma não der certo, podemos utilizar outras.

      Saiba mais informações acessando o link do artigo abaixo:
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5618052/

      Att,
      Gabriela

  3. Como posso avaliar em exames o colesterol LDL TIPO-A e TIPO-B?

    • Olá Nagila,

      O teste de Apo A-I pode ser pedido junto com outros testes lipídicos, como parte de um perfil para ajudar a determinar o risco de desenvolver DAC. Apesar de não ser solicitado rotineiramente, ele pode ser útil para pacientes com uma história pessoal ou familiar de doença cardíaca e/ou hiperlipidemia. Também podem ser medidos os níveis de Apo A-I para ajudar no diagnóstico de condições que causam deficiências de Apo A-I e para monitorar a eficácia de mudanças de estilo de vida e tratamentos para lipídeos.

      A Apo A-I pode ser solicitada junto com a Apo B-100 (Apo B) para verificar a relação Apo A/Apo B — algumas vezes é usado como indicador de risco de DAC (doença arterial coronariana), basicamente mostrando a relação entre o HDL e o LDL colesterol.

      O aumento de Apo-I normalmente não é um problema, mas os níveis diminuídos estão associados com níveis baixos de HDL e uma menor retirada do excesso de colesterol do corpo. Níveis diminuídos de Apo A-I, junto com concentrações aumentadas de Apo B-100, estão associados a um risco elevado de doença arterial coronariana.

      Há algumas desordens genéticas que levam a deficiências de Apo A-I — e, portanto, a níveis baixos de HDL. Pessoas com essas desordens tendem a apresentar hiperlipidemia e níveis elevados de lipoproteína de baixa densidade (LDL colesterol). Frequentemente, elas apresentam taxas aceleradas de aterosclerose.

      A concentração de Apo A-I reflete a quantidade de HDL no soro. Como as mulheres tendem a ter um HDL mais elevado, elas também apresentam níveis mais elevados de Apo A-I.

      Apo A-I pode estar diminuída com:

      Doença renal crônica
      Medicamentos como androgênios, beta bloqueadores, diuréticos, e progestinas (progesteronas sintéticas)
      Hipoalfalipoproteinemia familiar (um distúrbio genético raro)
      Tabagismo
      Diabetes não controlado
      Apo A-I pode aumentar com:

      Medicamentos e drogas como carbamazepina, estrogênios, álcool, lovastatina, niacina, contraceptivos orais, fenobarbital, pravastatina e simvastatina
      Hiperalfalipoproteinemia familiar (um distúrbio genético raro)
      Exercícios físicos
      Gravidez
      Redução de peso
      Uso de estatinas

      Att,
      Gabriela

  4. Olá profa,
    Costumo utilizar 2 medidas de whey por dia o que equivale a 44g de proteina e 6g de leucina. Está correto?
    A são 3g de leucina por refeição?

    Obrigada.

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