Você não pode visualizar esta videoaula porque ainda não está logado.

0 comentários em “CO1025 – Quando consumir fontes de carboidratos

  1. Olá!
    Obrigada pelas respostas anteriores!
    Gostaria de saber sobre o suco de limão em jejum para pacientes com gastrite (utilizam remédio diariamente). É conta indicado ou não?
    Fico confusa, pois lugares dizem que é positivo e outros negativos.

    Obrigada!

  2. por favor, paciente tireoidectomizado o que deve evitar? cha verde e termogenicos naturais causam problemas?

    • Olá Mariana,

      Sugere-se avaliar a necessidade de reposição de vitaminas conforme exames bioquímicos e avaliação clínica detalhada. Normalmente utiliza-se suplementação de zinco, iodo e selênio, pois são essenciais para a conversão do T4 (medicamento levotiroxina) para o T3 livre, que é o hormônio biologicamente ativo. Cálcio e vitamina D também devem ser acompanhados, pois após a tireoidectomia, pode haver a lesão das glândulas paratireoides, que regulam o metabolismo do cálcio na circulação e nos ossos. Em boa parte dos pacientes operados existe queda do cálcio no sangue com sintomas de formigamento e câimbras. Ele é prescrito para evitar ou tratar os sintomas desagradáveis da hipocalcemia. São utilizados quase sempre temporariamente, e serão retirados conforme a função das glândulas paratireoides se restabelecerem.

      A reposição hormonal para pacientes tireoidectomizadas é uma condição obrigatória, pois é necessário repor de forma sintética os hormônios tireoidianos.
      Portanto, não se pode esquecer que, como todo medicamento, a reposição hormonal também produz efeitos colaterais. A sugetsão é não utilizar termogenico.

      Att,
      Gabriela

  3. chá verde pode ser utilizado para quem tireoidite de hashimoto?? o arroz integral não é recomendado mesmo ele sendo fonte de fibra, em quantidade moderada?

    • Olá Erika,
      O chá verde é contraindicados pelo fato de conter cafeína, na qual estimula a enzima TPO-peroxidase, mas em doses muito altas.
      A sugestão é indicar tipos de arroz com maior teor de fibras e comopstos bioativos, como arroz negro, selvagem, 7 grãos.

      Att,
      Gabriela

  4. Quando o paciente é diabético e hipertenso, a utilização do chá verde, seria indicado?

    • Olá Joyce,

      O chá verde parece ser contraindicado, mas os estudos ainda são contraditórios. O estudo feito por HARA et al. demonstrou que a catequina do chá verde impede a ação da ECA (enzima conversora de angiostensina) e suprime a produção de angiostensina II podendo, desta forma, reduzir a pressão arterial. Foi demonstrado também que a administração de catequina em ratos hipertensos poderia limitar o aumento da pressão sanguínea desses animais.

      Segundo CHANDRA (2010), os hipertensos podem consumir o chá verde com uma dose diária de três a quatro xícaras ao dia, mas caso tenham outra enfermidade associada, como por exemplo, hipotireoidismo, o chá verde pode inibir a atividade da TPO; Inibe deiodinase D1; Reduz os níveis de T3 e T4 e Eleva os níveis de TSH.
      CHANDRA AK, DE N. Goitrogenic/antithyroidal potential of green tea extract in relation to catechin in rats. FoodChemToxicol. 48(8-9):2304-11, 2010.
      Na prática, a sugestão, por cautela é não utilizar o chá verde e se a pressão estiver controlada, a sugestão é utilizar o chá branco.

      Att,
      Gabriela

Deixe uma resposta