Você não pode visualizar esta videoaula porque ainda não está logado.

0 comentários em “CO1012 – Hematologia 1

  1. Que valores são esses do último slide? Anemias… – HCM > ou ou ou <

  2. O que representa o valor de RDW no hemograma?

    • Olá Andreza,

      RDW – Índice de anisocitose eritrocitária
      Varia 11,5 – 14,5%,

      Dentre as avaliações, o hemograma mostra a anemia microcítica e hipocrômica acentuada, cuja principal alteração morfológica é a anisocitose (também ilustrada pelo aumento do RDW).

      O índice RDW avalia a amplitude da superfície dos eritrócitos.
      O índice RDW tem importância quando está aumentado acima do padrão e é indicativo de anisocitose.

      Pesquisadores sugeriram que o RDW poderia contribuir para uma melhor diferenciação das anemias microcíticas e hipocrômicas. Laboratorialmente, a anemia é microcítica e hipocrômica (VCM e HCM diminuídos) e a contagem de reticulócitos pode ser normal (1% a 2%) ou apresentar reticulocitose relativa discreta. Há anisocitose, poiquilocitose e plaquetas em número aumentado. As dosagens de ferro sérico e ferritina estão diminuídas e TIBC e RDW aumentados.

      Os índices eritrocitários são parte importante, pois podem ajudar no esclarecimento da etiologia e na classificação. O volume corpuscular médio (VCM) inferior ao valor de normalidade (< 80 fl) reflete microcitose, enquanto valores elevados (> 100 fl) macrocitose. Os dados de hemoglobina corpuscular média (HCM) e da concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) podem relacionar-se aos defeitos de síntese da Hb, quando reduzidos (hipocromia) já o RDW (red cell distribution width), fornecido pelos contadores automáticos, é um índice que mede com precisão a intensidade da anisocitose. A descrição pormenorizada do esfregaço fornece informações quanto a variações no tamanho (anisocitose) e forma das células (poiquilocitose) complementando as informações dos índices descritos acima.

      Att,
      Gabriela

Deixe uma resposta